Os cães são reguilas marotos, mas muitos são piranhas fofinhas com pelo que estão à espera de mordiscar todos os centímetros das nossas mãos, pés, roupa, cadeiras e só parar no infinito e mais além.
Mas torna-se irritante, principalmente financeiramente, quando não resta mobília na casa porque foi ruida, trincada ou rasgada.
Parar com este comportamento pode demorar algum tempo e existe uma energia que eventualmente melhora com o tempo e o crescimento do patudo.
Porquê que o fazem?
Tal como os bebés humanos, os cães desde pequenos usam a boca e o cheiro para explorar o ambiente. Nesse sentido, lamber, carregar e mordiscar faz parte desta exploração, por muito problemático que seja para o dono.
Para além desta característica, patudos novos necessitam de descarregar a bateria de energia que têm, e utilizam estas mordidas como forma de exercício.
O que fazer para o cão parar de morder?
Exercício físico – Descarregar a bateria
Brincar às corridas, ao atira e até à apanhada é uma hipótese. Em virtude de estimular o animal num espaço apropriado, de preferência fora de casa ou no quintal. Se caso o patudo for muito pequeno, e ainda não tenha idade para sair, tenta no local de brincar do patudo, com menos intensidade.
O objectivo é gastar a energia do mesmo.
Em seguida, faz exercícios para acalmar o animal, caminha devagar com a finalidade de estabelecer um novo ritmo. Quando sentires que o animal está calmo treina comandos como o “deixa”, “senta”, “calma / devagarinho”, “fica”, “dá a pata” e “deita”. Poderá ser difícil devido ao exercício feito mas fará com que o mesmo entre em casa com um novo mood.
Ensino dos comandos
Acima de tudo, a importância de ensinar o patudo de comandos básicos é essencial a resolver este problema. Disciplina pode ajudar a controlar os impulsos de piranha do patudo.
Aqui deixa-mos algumas dicas e exercícios de um treinador de cães:
Brinquedos roedores
O instinto de roer estará sempre no cão, mas podemos catalisa-lo para objetos específicos como brinquedos ou ossos roedores.
Às vezes, comprar brinquedos que possam ter doçuras no interior, pode ajudar se existir falta de interesse nos mesmos.
Além disso, podes aproveitar e ajudar a limpeza dentária com brinquedos que possuam relevos para tal. Podes ver alguns exemplos no nosso blog post: