
Qualquer dono adora ver o seu pet feliz e a comer, por isso podemos entrar em pânico quando nos apercebemos que algo de estranho se está a passar. Não te preocupes, existem várias razões que podem estar por detrás da falta de fome.
Existem várias razões para o cão não sentir fome:
Temperatura elevada
Quando eventualmente o verão chega, e as ondas de calor são uma realidade, a temperatura pode ser tão elevada que o pet pode perder o apetite.
Às vezes a solução passa por baixar a temperatura da área, colocar um pouco de água fria onde o cão se possa deitar, ou utilizar um tapete arrefecimento para cães.
No entanto, este caso é meramente temporário, mais de 24h sem apetite não é devido a este fenómeno. E devem ser tomadas medidas de prevenção como idas ao veterinário, bem como ligar para números de emergência e apoio animal, como o a Linha Saúde Animal 24 através do 760 450 911.

Alteração de ração
Certamente todos temos uma comida preferida, e quando nos trocam essa refeição por peixe cozido trocemos o nariz. Com os cães o mesmo acontece, apesar de ser mais comum nos gatos, dessa forma Pets que estejam habituados a comida mole gourmet podem fazer birra quando os secos são apresentados como prato principal.
Antes que exista a troca radical, o melhor é começares a colocar misturado na mesma tijela metade do novo e do velho, ou esperar que ele fique habituado.
Por isso, se for este o caso, dar miminhos com comida não é solução. É necessário educar o animal à nova realidade alimentar, por que circunstância for.
Se queres saber mais sobre alimentação aconselhamos os últimos blog posts:
Stress e Ansiedade de separação
Já falamos anteriormente de tremores no cães devido a ansiedade e demos dicas de como prevenir e melhorar no nosso blog post, mas a realidade é que também de aplica a falta de apetite por stress, dá um espreitadela ao blogpost: https://mikebnb.mikeandfriends.org/blog/cao-a-tremer-porque-o-que-fazer/
Ao mesmo tempo, recomendamos ver estes vídeos que podem ajudar :
Como reconhecer os sintomas de ansiedade em cães: https://www.youtube.com/watch?v=RRYHYC6LK8s
Ansiedade de Separação em Cães – Dicas, Recursos e Ajuda: https://www.youtube.com/watch?v=GqPQKLh883s
No entanto é necessário ver o que pode ter alterado na vida do animal. Alguém foi de férias ou porventura está à vários dias sem ir a casa? Existiu uma mudança de casa? Barulhos fortes constantes ou situações de stress dentro do local de tal forma que possa se manifestar no animal em não querer estar em situações “desprotegidas”?
Caso não seja a situação, o melhor é olhar para as restantes hipóteses e ir a um veterinário no passar das 24h sem comer.
Febre da Carraça
Se tiveres um pet que levas com regularidade à rua, a locais de campo ou ao Parque Canino pode existir uma ou outra carraça. Dessa forma, quando os cães são mordidos por carraças, e ficam com febre da carraça, um dos primeiros sintomas é a perda de apetite .
Esta doença também é conhecida como Lyme Desease, é transmitida por bactérias transportadas através da carraça.
Os sintomas são leves e possui um tempo de incubação média a elevado, por isso pode passar meses até se manifestarem. É provável que as manifestações iniciais são Febre, falta de apetite, mood depressivo ou baixa de energia, sensibilidades cutâneas e ao contacto, inflamação dos gânglios linfáticos superficiais, problemas no andar, nomeadamente nas patas.
O que fazer caso desconfies que pode ser este o caso? Ir o mais rapidamente possível ao veterinário, para ser testado e receber o tratamento adequado, com antibióticos.
O que posso fazer para prevenir? Coloca sempre uma coleira de protecção contra pulgas e carraças no teu pet, utiliza as pipetas de prevenção recomendadas para o tamanho do animal e segue ao rigor as instruções de aplicação e renovação. Realiza a desparatização interior de acordo com as ordens do veterinário.
Problemas dentários
Infeções bacterianas, dores de dentes e gengivas podem estar por detrás da falta de apetite. Analisa os dentes, o hálito e a língua do animal, e caso encontres inflamação, feridas, dentes partidos e tártaro, deves ir a um veterinário.
Se quiseres saber mais sobre como prevenir problemas dentários e identificar problemas, escrevemos sobre isso: https://mikebnb.mikeandfriends.org/blog/higiene-oral-dos-caes/
Cinomose Canina
Também conhecida como Esgana, normalmente apenas cães não vacinados, ou que não cumpriram as doses de vacina recomendada são afectados por esta doença. Por isso se o teu cão tem todas as vacinas em dia podes descartar esta opção.
Em Portugal a vacina é obrigatória, e é dada a partir do primeiro mês de vida (45 dias), sendo necessário duas doses de reforço com o espaçamento de 21 dias. E posteriormente, um reforço anual para a vida. (podem existir atualizações na dosagem com os anos, consulta o teu veterinário e descreve a situação para verificares se as vacinas estão em dia)
Se existe Sede mas não existe Fome
Diabetes
Estamos habituados a que os humanos tenham diabetes, mas a verdade é que os animais também estão predispostos a ter. Segundo o Hospital dos Animais os sintomas frequentes são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite, e aumento da frequência urinária, podendo existir aparecimento de cataratas, pancreatite, infeções e outros problemas. São estes outros problemas que podem levar à perda de apetite, e que poderão ter passado ao lado. Se anteriormente viste estes sintomas no cão mas achas-te que ele era apenas comilão e que mais consumo de água é igual a mais urina, deves ir a um veterinário e realizar o teste dos diabetes.
No veterinário iram aconselhar-te a melhor comida e práticas a fazer. Podes descobrir um pouco mais no blog post do Hospital dos Animais, uma clinica com serviços de saúde para pets: https://www.hospitaldosanimais.com/patologias-e-cuidados/geral/diabetes-mellitus