cão-a-receber-biscoitos-de-uma-mão

Não há como negar que os biscoitos são a alegria de muitos cães. Para os nossos patudos que comem todos os dias ração seca, uma pequena guloseima canina é um momento muito esperado para eles. Consegues imaginar-te a comer todos os dias a mesma comida?! 😊

Dar biscoitos aos nossos cães é permitido, e muitas vezes benéfico, quando queremos associar esta recompensa a algo positivo, por exemplo quando estamos a treinar um cachorro. O importante é saber identificar quais os biscoitos ou snacks mais aconselhados para o teu pet.

Sabias que grande parte dos biscoitos à venda nas superfícies comerciais estão carregados de aditivos, conservantes, e outros químicos, que nada têm de saudável? Não te deixes enganar pelas palavras “natural”, “baixo em calorias”, “saudável”, etc., muitas vezes utilizadas nas embalagens.

Como saber identificar os rótulos das embalagens?

Um rótulo demasiado extenso começa logo por ser um mau indicador. Significa que o produto tem demasiados aditivos adicionados ao principal ingrediente. Os aditivos começados com a letra E (e geralmente seguidos de números) são quase sempre de evitar.

Também os conservantes como o BHA e o BHT, a etoxiquina e o propil-galato são apontados como prejudiciais. O sal e o açúcar (muitas vezes mascarados sobre outros nomes, como xarope de milho) também não oferecem nenhuma vantagem nutricional aos snacks.

Os cereais como o milho e o trigo, e a semente da soja são muitas vezes adicionados aos alimentos para animais para lhes dar consistência e aumentar o volume do produto. Não oferecem, no entanto, valor nutricional para os canídeos, e são muitas vezes, geneticamente modificados; provocando alergias alimentares, e muitas vezes doenças mais graves.

Sintomas associados a alimentação de fraca qualidade

Se exagerarmos na quantidade de biscoitos ou snacks que oferecemos ao nosso amigo, e se esses biscoitos tiverem os (maus) ingredientes referidos em cima, pode acontecer que o teu animal tenha problemas digestivos. Alguns desses sintomas são:

  • Diarreia ou alteração da consistência das fezes
  • Gases
  • Náuseas ou vómitos
  • Mudanças no apetite

Quais os biscoitos mais indicados?

O ideal será ofereceres snacks que sejam o mais naturais possíveis. Há várias receitas caseiras, pelo que podes prepará-los em casa (sugerimos-te este blog para te inspirares). Outra sugestão natural são as tiras de frango ou peru cozido (só em água) que podes guardar no frigorífico durante alguns dias, ou pequenos pedaços de maçã ou cenoura crus.

Se comprares os biscoitos tenta que os ingredientes contenham:

  • Fonte única de proteína animal de alta qualidade (sem subprodutos de animais)
  • Hidratos de Carbono de fácil digestão (evitar o milho e trigo)
  • Gorduras saudáveis ​​(como a gordura de frango e óleo de salmão)
  • Fontes de fibra
  • Frutas e vegetais frescos para fornecer fontes naturais dos principais nutrientes
  • Sem conservantes nem químicos
  • Probióticos, que regulam a flora intestinal e incentivam a digestão

Esperamos que este artigo te ajude a decidir na hora de escolheres os miminhos extra que dás ao teu pet!

E não te esqueças, os biscoitos são um extra e não devem ser oferecidos em grandes quantidades. Muitas embalagens têm um guia sobre a quantidade de biscoitos que deves dar por kg de peso do cão. E se estás a treinar o teu cachorro, podes reduzir a dose diária de ração, pois nesta altura costumamos dar mais snacks como recompensa. Assim garantes que o teu pet não fica com excesso de peso!

Agora que acabaste de ler este artigo tens uma boa desculpa para ir a correr dar um biscoito ao teu patudo 😊

Na comunidade de pet sitting mikebnb podes encontrar muitos pet sitters prontos para cuidar do teu pet e dar-lhe (muitos) biscoitos! Inscreve-te em https://mikebnb.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *