Mikebnb Blog - Porque é que os cães uivam?

Se és dono de um cão, ou encontras milhares de vídeos de patudos a uivar, podes perguntar-te a razão por detrás.

O mais certo é teres uma imagem mental de um lobo com a lua cheia a faze-lo, mas o cão não tem qualquer ligação aos astros, e é apenas uma teoria aumentada pelos filmes. No entanto, existem semelhanças entre o lobo e o cão, o que remete para a descendência do teu pet.

A verdade é que tanto os cães como os lobos utilizam o seu uivo para chamar a matinha, pois cada uma tem o seu som próprio.

O uivo, ou por vezes a tentativa dele, é uma forma de comunicação a distância que os cães utilizam frequentemente, afinal o som possui um nível decibel mais alto que o ladrar, e tem a capacidade de ecoar.

Eventualmente comum, pode ser o caso de o teu pet sentir falta de atenção, e querer que alguém o venha ver. 

Outras razões por detrás do uivo:

Instinto de defesa

Pode ser dar o caso de o cão ter proximidades genéticas ao lobos, e como tal, possui instinto no seu ADN que o leva a realizar este tipo de comportamentos. O pet pode estar a uivar para “proteção da matilha” e a avisa possíveis inimigos que existem membros em modo defesa naquele território. Basicamente, é o equivalente ao nosso sinal na porta de “cuidado com o cão” mas sonoro.

Instinto de perigo

Semelhante ao anterior, mas mais como um aviso a perigo para os da “matilha”. Pode dar-se quando o pet escuta uma campainha ou um barulho alto, que é percebido como diferente e possível ameaça.

Pressentimento de cadela no cio

Se os cães pudessem ser casas novas, eles eram autênticos galãs. Mas por enquanto ficam sobretudo chatinhos quando são machos não castrados, e sentem a presença de uma fêmea no cio. Tentam chamar a sua atenção de todas as formas possíveis, incluindo o uivo.

Ansiedade por separação

Assim como sintomas de tremer, ladrar, roer objectos ou fazer as necessidades dentro da casa, uivar pode ser um sinal de ansiedade. Aqui um serviço de petsitting pode ser a solução https://mikebnb.com/

Mas existem dicas que podes seguir para tornar o processo de separação mais fácil, como é o exemplo do Método de obediência e controlo de ansiedade pelo
Caio work dogs Campeão Brasileiro, que podes ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w8MtaMfk6So

Fome ou sede

Pode ser um acto um pouco barulhento mas o pet pode estar apenas a pedir o básico, comida e água. Quando chega a este ponto significa que existiu negligencia por parte do dono, ou já existiram experiencias que o fizeram reagir desta maneira.

Dor

Em alguns casos pode algo estar errado com o pet, e nesse caso ele irá uivar frequentemente e de forma grave. Se alguns dos casos acima não se observarem, o mais indicado é levares o animal ao veterinário também podem ser um sintoma de que o pet está com alguma dor aguda.

Recentemente adotados

Ser abandonado é uma experiencia traumática para qualquer animal, mas para os cães é especialmente doloroso. Por isso, se adotares um cão, existe a possibilidade de ele ainda estar a recuperar da situação, e a forma de cooperação seja o uivo.

Bebés retirados da mãe antes do tempo

Quando um bebé é retirado da mãe antes do tempo, e ouve uivar, pode tentar repetir entre o choro o uivo.

Raças que uivam mais

  • Samoieda
  • Malamute do Alaska
  • Husky Siberiano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *