Porque é que os gatos se lambem tanto?

Sabias que os gatos passam normalmente 15 horas do dia a dormir? Durante as horas ativas (o tempo em que estão acordados), pelo menos 10% é usado para se lavarem (o conhecido tomar banho dos felinos).

Ou seja: lick, lick, nhom, nhom, lick é um costume diário para estes animais.

Este grooming é aprendido através de observação e cópia durante a infância dos gatinhos ao verem e sentirem a sua progenitora a lavá-los (isto é, a lambê-los). Após o nascimento, a mãe começa logo este processo de aprendizagem a retirar o saco e líquido amniótico do pêlo dos bebés e, mais tarde, a lavar-lhes o ânus para estimular os movimentos intestinais.

É nesta fase que os gatinhos aprendem a lavar-se e já são totalmente independentes neste hábito por volta do período em que desmamam (deixam de necessitar de beber o leite materno, como acontece com os todos os mamíferos, incluindo humanos). Aos quatro meses de idade, já se lavam (ainda que a mãe insista em fazê-lo) e começam a lamber os seus irmãos bebés.

Compreender o grooming

O grooming é mais do que uma atividade para os pequenos (e grandes) felinos se sentirem bem e estarem limpos. Na verdade, esta rotina tem três grandes propósitos.

Primeiramente, ajuda a mandar a saúde da pele e do pêlo ao estimular a produção de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas na base de cada pêlo. Ao lamberem-se, os gatos espalham essa gordura pêlo seu corpo. Aliás, o facto de a língua ter uma espécie de “picos” (papilas) também ajuda a recolher pêlos soltos, a prevenir pêlos emaranhados e remove sujidade e parasitas como pulgas (são estas saliências que tornam desconfortável o momento quando o teu gato te lambe).

Segundo, é um indicador de saúde do animal. Se o gato deixar de se lamber pode ser um indício de que está doente (como artrite ou algum problema dentário, por exemplo). Por outro lado, o grooming excessivo também pode demonstrar que o gato está com stress, ansiedade ou dor.

Por fim, os gatos não suam – o mecanismo natural de muitos seres vivos para se refrescarem. Contrariamente aos cães, que arfam para se arrefecerem, os gatos não têm essa capacidade. Se alguma vez vires o teu felino a fazer isso, é porque está sobreaquecido e pode precisar de cuidados veterinários.

Em vez de suarem, estes animais lambem-se para ficarem mais frescos através da evaporação da saliva no pêlo.

No entanto, há ainda outras razões para explicar o fenómeno:

  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Limpa as feridas;
  • Elimina parasitas, alergias e infeções;
  • Ajuda a prevenir problemas de pêlo;
  • Para esconder o seu cheiro de predadores;
  • Pode ser usado como um mecanismo calmante quando o felino está em stress ou ansioso.

Grooming mútuo

Se tens mais do que um gato ou já cuidaste de bebés, sabes que eles tendem a lavar-se uns aos outros. Este hábito expressa confiança e uma relação de amor entre os gatos, além de auxiliá-los a lavarem áreas difíceis de atingir, como as zonas do pescoço (ainda que estes animais sejam extremamente flexíveis).

Ainda assim, a atividade de se lamberem-se uns aos outros é também muito importante do ponto de vista social do que higiénico, já que é uma forma de demonstrar afeto e conforto.

Posto isto, já deves ter chegado à conclusão de que quando o teu pequeno felino te lambe (ainda que não seja agradável) significa que confia em ti e que te vê como um gato, e merecedor de afeto. Parabéns!

Grooming obsessivo

Ainda que os gatos passem imenso tempo do seu tempo a tomar banho, é possível que estejam a lamber-se demais, o que pode criar problemas de saúde.

Os sintomas são claros: se o seu gato apresentar zonas sem pêlo ou com pouco e lesões na pele, é porque pode estar a fazer grooming excessivamente. Nesse caso, é melhor levar assim que possível o seu animal ao veterinário.

O grooming compulsivo pode ser causado por inúmeros fatores e a saúde do teu gatinho depende disso. Pode indicar uma infestação de parasitas, tipos de doenças variadas ou problemas neurológicos ou psicológicos.

O stress e ansiedade pode levar os gatinhos a perpetuarem este comportamento, como mudanças de casas, construções internas, a introdução de um novo animal, aborrecimento, etc.

Como os gatos por vezes lambem-se como mecanismo para se acalmarem, o teu gatinho pode estar a usar esta resposta erradamente quando lhe é apresentado algum tipo de conflito. Este comportamento pode levar a ferimentos autoinfligidos.

Grooming a menos

Normalmente, os gatos só param de se lamber quando estão doentes e não têm energia ou sentem dores para fazê-lo. Pode ser um sinal de problemas dentários ou artrite, por exemplo. Bem como, pode ocorrer quando os bebés são retirados das suas mães demasiado cedo e não aprendem o comportamento (lembra-te: os bebés só podem ser adotados depois de completarem três meses de vida e/ou depois de pararem de ser amamentados).

Fica atento a estes sinais para perceber se o teu gato se anda a descuidar na lavagem do pêlo:

  • Pêlo duro e áspero;
  • Pêlo enredado;
  • Pele e Pêlo sujo com urina e outras substâncias;
  • Cheiro desagradável;
  • Pedaços de comida espalhados no peito ou queixo após refeições.

Porque independentemente de o teu animal ter ou não algum problema, tenta inserir ainda na sua rotina uma escovagem com pentes próprios para felinos. Os gatos adoram ser escovados e esta atividade estimula a sua circulação sanguínea, e retira impurezas no pêlo e pêlo solto (melhor ficar no pente do que teu sofá e roupa, certo?). Além disso, será uma ação muito prazerosa para o teu amigo felino.

Consulta aqui mais cuidados que deves ter com o teu pet.

Queres saber mais sobre o teu cat? Descobre os nossos blog posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *